Manual de Utilização

Formulário de Pesquisa à base SDI

Conteúdos
Formação do Formulário

O formulário de pesquisa conta com doze (12) campos de uso do consulente, divididos da forma a seguir: quatro (04) campos de entrada de texto para digitação dos termos, e/ou expressões de busca; quatro (04) campos de seleção de campo da base de dados; três (03) campos de seleção para determinação do tipo de conexão entre os termos dos campos de entrada de texto; finalmente um (01) campo de seleção para determinação da quantidade de resultados a serem exibidos por tela de resposta de pesquisa. Conta ainda com dois (02) botões a saber: Limpar que repõe os valores originais do formulário, ou seja, limpa todos os campos de entrada de texto, volta as conexões lógicas entre campos de entrada de texto para o termo padrão (AND) e determina a exibição de cinco (05) resultados por tela de resposta; Pesquisar que efetiva o disparo da pesquisa pelos termos.
A Figura-1 identifica todos os elementos do formulário.

Formulário de Pesquisa
Figura-1: Elementos do formulário de pesquisa
Volta ao índice de conteúdos
Uso dos Campos

Campos de entrada de texto
Nos campos de entrada de texto, devem ser digitados os termos da pesquisa a ser empreendida na Base de Dados. Os termos serem escritos em maiúsculas, minúsculas, ou uma mescla de ambas não terá qualquer influência no resultado da pesquisa. De forma geral sempre, serão pesquisados os termos na integra, não sendo buscadas ocorrências de partes do termo informado. Quando isso for desejável, pode-se lançar mão do recurso de truncamento de termos, pela aplicação do caracter '$' no final do termo a pesquisar, por exemplo: Para procurar os apontamento da base para artigos das Revistas espanholas "Revista de Trabajo y Seguridad Social" e "Revista de Trabajo", como "Revista de Trabajo" é comum a ambos, para procurá-los simultaneamente, informe no campo de entrada de texto "Revista de Trabajo$".

Volta ao índice de conteúdos

Campos de seleção de campo da base de dados
Os termos a serem pesquisados podem ser associados ao campo da base de dados em que se encontram, o que eqüivale dizer, qualificar o tipo do termo a pesquisar. Através dos campos de seleção de campo da base, pode-se escolher entre os sete (07) tipos disponíveis de dados, além, é claro, do tipo geral que não qualifica o dados. Os tipos selecionáveis são os seguintes: "autor"; "título"; "periódico"; "local"; "ano"; "assunto"; e "idioma". Por exemplo, ao pesquisar o termo "trabalho", sem restringir o campo onde procurar o termo, resultam, digamos, 1472 respostas, ao definir que a busca só ocorra no campo "título", a quantidade de respostas diminui para, digamos, 1432, porém se for definida a busca apenas no campo assunto, resultam, digamos, 55 respostas positivas ao termo.
NOTA: Quando o tipo "idioma" for selecionado, deve-se observar o uso das seguintes siglas para as correspondentes línguas:

GER - alemão; SPA - espanhol; FRE - francês; ENG - inglês; ITA - italiano; JPN - japonês; e POR - português.

Volta ao índice de conteúdos

Campos de seleção de operador
Nos campos de seleção de operador lógico, é dada escolha dentre três (03) diferentes tipos de operadores: AND; OR; e AND NOT. Além da opção sem conexão que, permite deixar de considerar os termos dos demais campos de entrada de texto. Note que, qualquer pesquisa se dará, apenas sobre termos de pesquisa contidos em campo de entrada de texto conectados por operadores lógicos, campos de seleção de conexão lógica em branco, interrompem em si a expressão de busca.

Volta ao índice de conteúdos

Campo de seleção de quantidade de resultados por tela
O campo de seleção de quantidade de resultados por tela de resposta, é um ajuste, a princípio, para a comodidade do pesquisador, que pode determinar se deseja as respostas em grupos de 5 (cinco), 10 (dez), ou 15 (quinze) referências. Há no entanto uma opção para seleção de todas as respostas da pesquisa em uma tela única, o que permite, a impressão imediata das respostas à sua pesquisa, sem necessidade de múltiplas operações de impressão e avanço de página.

Volta ao índice de conteúdos
Uso dos Botões

Botão Pesquisar
O botão pesquisar deve ser pressionado após haver sido preenchido o formulário de pesquisa com todos os dados atinentes ao que se deseja recuperar da Base de Dados.
Botão Limpar
O botão limpar quando pressionado coloca o formulário em sua condição inicial, ou seja, todos os campo de entrada de dados em branco, todos os campos de seleção de conexão lógica em branco e o campo de seleção de resultados por tela indicando grupos de 5 (cinco) resultados.

Volta ao índice de conteúdos
Efetuando Pesquisas mais Elaboradas

Quando necessário, é possível tornar a pesquisa mais aguda, entrando nos campos de texto com maiores refinamentos à lógica de pesquisa. É perfeitamente utilizável a declaração explicita de conectores lógicos dentro de um dado campo de entrada de texto, porém, isto não implica substituir os campos de seleção de operadores entre campo de entrada de texto, mas aumentar a lógica aplicada à pesquisa. A regra básica para formulação de lógica embutida nos campos de entrada de texto, é utilizar os conectores lógicos "AND"; "OR"; e "AND NOT" em sua forma original, ou seja, em língua inglesa. Sempre que seja desejável alterar a precedência das operações lógicas aplicadas, o uso de parênteses deve ser aplicado, assim se for desejado localizar artigos sobre o tema "Direito do Trabalho" publicados no ano de 1998, pode-se fazer de forma simples a seguinte montagem no formulário:

Pesquisa de formulação imediata
Figura-2: Pesquisa de formulação imediata

No entanto se for desejado localizar o mesmo tema, porém, ampliando o período de publicação para 1997 e 1998, a solução será o uso de declaração explicita da lógica de busca, como visto na Figura-3 a seguir.

Pesquisa com Lógica Explicita
Figura-3: Pesquisa com formulação explicita da lógica de busca

É importante notar que a lógica de busca: "Direito do Trabalho AND (1997 OR 1998)", difere de "Direito do Trabalho AND 1997 OR 1998", visto que a segunda formulação não relaciona o ano, 1998, com o tema "Direito do Trabalho", e resultaria na recuperação de qualquer artigo publicado em 1998, além dos relacionados com Direito do Trabalho publicados em 1997. A ordem na qual se monta a lógica, não intervém em seu resultado, apenas o uso de parênteses pode alterar a maneira de avaliar uma expressão lógica de busca. Construções do tipo: "1997 AND Direito do Trabalho AND 1998" não surtem qualquer efeito se a intenção continuar sendo recuperar os artigos publicados entre 1997 e 1998 sobre Direito do Trabalho, em verdade a expressão acima constitui uma aberração pois está solicitando a recuperação dos artigos publicados simultaneamente nos anos de 1997 E 1998.
As expressões explícitas de lógicas de busca não se limitam a apenas um conector lógico, ou ao tamanho visível do campo, podendo estender-se além de seus limites. Dessa forma uma expressão como: "Constituicao AND ((1998 OR 1997 OR 1996 ) OR (trabalho OR acao monitoria))" pode ser construída dentro de um único campo de entrada de texto.

Volta ao índice de conteúdos

Nosso sistema de busca utiliza WWWISIS ©BIREME/PAHO em servidor Windows NT ©Microsoft
Dúvidas? Sugestões? Escreva para a biblioteca
Retorna voltar ao formulário de pesquisa